2 Questões comentadas sobre Pontuação

1) “A mulher, alegremente, veio lhe falar tudo” No trecho destacado, a ocorrência de vírgulas justifica-se da seguinte forma: 

A) Isola o vocativo

B) Isola o aposto

C) Isola um adjunto adverbial deslocado

D) Isola uma oração adverbial 

E) Oração Explicativa

Vamos lá, galera! Primeiramente, vamos ler o enunciado. O enunciado fala no trecho destacado. Ou seja, “Alegremente”. Ele quer o termo “alegremente”. Essa ocorrência justifica-se por quê? Vocativo? Não, galera. O vocativo é quando eu chamo alguém, quando eu me dirijo a alguém. Leo, bom dia! “O Leo” é um vocativo certinho. Ficou bem claro então, “alegremente” não é vocativo.

Quem não tem atenção deve ter marcado vocativo porque olhou a palavra “mulher”. Muito cuidado! A mulher veio lhe falar. A mulher ali é o sujeito da frase. O termo que está sendo isolado é o termo “alegremente”, não é aposto. Porque “alegremente” não está explicando a mulher, indica ali um modo, uma circunstância. Logo, gente, é um adjunto adverbial.

Na morfologia, é um advérbio; na sintaxe, é um adjunto adverbial. A mulher veio lhe falar. Tudo “alegremente”. Por isso, é chamado de deslocado. Ele deveria estar no final da frase. Ficou bem claro então? Adjunto adverbial, dando uma circunstância, é um modo e é deslocado, porque deveria estar no final da frase. Gabarito: letra C.

E por que não é a letra D? Quando ele fala em oração adverbial, gente, oração tem que ter verbo. Note que não existe verbo dentro dessa expressão “alegremente”. Olha, Leo, que legal, hein? E não é a letra “E”. Porque oração explicativa também tem que ter o verbo.

Então, olha que dica legal: não pode ser oração porque não tem verbo; não pode ser vocativo porque não estou me dirigindo a alguém; não pode ser aposto porque não explica o termo anterior. Ele indica ali uma circunstância, um adjunto adverbial. Gabarito: letra C.

2)O uso da pontuação está indaquedado em:

A) Ana, era uma mulher alta, magra e muito ágil.

B) Naquela tarde, os filhos aprontaram.

C) Seus amigos, marido e filhos ficaram satisfeitos com a festa.

D) Gostava de cozinhas, limpar, lavar e passar.

E) Na cozinha havia de tudo: temperos, condicomentos e doces.

Letra A: Galera, olha só, Ana era uma mulher alta, magra e muito ágil. Quem era muito alta? Ana. Sempre, quando você tiver dúvida na questão de pontuação, não seja, no caso da vírgula, pegue o verbo “era” e vamos questionar o verbo tentando encontrar o sujeito. Quem era Ana? Ana é o sujeito. Não se separa o sujeito do verbo, ou seja, não se separa a mãe, o pai e a mãe, tá? Pai é o sujeito, a mãe é o verbo, e nem se separa o complemento do verbo. O complemento já é o filhote. Então, perceba que nós temos uma família: pai, mãe e filho. O filho é o complemento do verbo da mãe, e a mãe está interligada ao pai. Então, anote aí: não se separa o sujeito do verbo.

Portanto, Gabarito A 

Letra B De bola! Naquela tarde, os filhos aprontaram. Qual é a ordem? Os filhos aprontaram naquela tarde. “Naquela tarde” é um adjunto adverbial indicando uma ideia de tempo, deslocado. Por isso, colocou-se ali, tá? Por isso, se colocou ali a vírgula. Os filhos aprontaram. “Naquela tarde”, eu peguei a expressão “naquela tarde” e coloquei no início da frase. Ficou bem claro, certinho, galera. Letra C: seus amigos, maridos e filhos, ficaram satisfeitos. Certíssimo, seus amigos, vírgula, maridos e filhos. Eu estou ali separando termos de mesma função sintática, no caso, sujeitos. Tudo ali é o sujeito: amigos, maridos e filhos.

Letra D: gostava de cozinhar, vírgula, limpar, vírgula, lavar e passar. Então, estou separando orações reduzidas. Eu gostava de cozinhar, gostava de limpar, gostava de lavar. Então, quando houvesse a sequência de termos, temos que separar. Ficou bem claro, certinho, galera. Letra D: corretíssima.

Letra E: na cozinha, havia de tudo: dois pontos. Para que servem os dois pontos? Quando eu quiser trazer explicações, quando eu quiser trazer enumerações. Perceba, na cozinha, havia de tudo: tudo, ok, gente? Dois pontos, temperos, está explicando tudo, e condimentos, explicando tudo, e doces. Então, os dois pontos para apresentar uma sequência de termos, uma enumeração. Pode ser também para uma explicação. E a vírgula ali, depois de “temperos”, está separando essa sequência de elementos.

Ficou bem claro, letra A, porque separou-se, tá? Porque ali se separou o sujeito do verbo. Tudo bem, gente.

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